Skip to content

15 dicas para turismar em Roma

13/10/2016

bz_italia

Carla Guanais – Roma, Itália

Roma é o destino de milhares de pessoas diariamente. Não é à toa que saiu na Top 100 City Destinations Ranking deste ano, na 14ª posição, com quase 9 milhões de visitantes ao ano.

A capital italiana é realmente muito particular e, para aproveitar melhor o período que estiver por aqui é bom ter já em mente algumas dicas. Depois de saber o que é preciso para vir para a Itália, anote:

1 – Use tênis e roupas confortáveis, ande o máximo a pé possível, cada ruazinha, cada cantinho do centro antigo de Roma é memorável.

2 – Se hospede o mais próximo possível do centro se vai ficar poucos dias (Estação Termini, aquela central, é o ponto de referência pra isso).

3 – 5 dias em Roma é o mínimo ideal pra “sentir” a cidade sem ter que ver tudo correndo ou então deixar de ver algumas preciosidades essenciais.

4 – Evite comer perto dos pontos turísticos. Prefira trattoria ou osteria, as pequenininhas, escondidas. Restaurantes grandes que expõem modelos de pratos na porta são “uó”, além de ruins, são caros!

roma-giovanni

Piazza Navona – Foto: Giovanni Douglas

5 – Tenha sempre dinheiro trocado, de preferência moedas, para comprar os tickets do metrô. Cuidado com a troca de notas altas, existem notas falsas em circulação também.

6 – Atenção com bolsas, carteiras e celulares, principalmente em lugares muito cheios e nos transportes públicos.

7 – Entre sempre nos ônibus e tram com o bilhete, para não ter o risco de levar uma multa salgada (se compra nas máquinas ou nos bares e bancas de jornal). Não esqueça de carimbar ao entrar.

8 – Tenha sempre uma garrafinha d’água na bolsa para encher nas fontes públicas e matar a sede, a água é potável e sempre fresca!

9 – Use camiseta com manga. Ou tenha sempre uma echarpe na bolsa caso use regata ou blusas com os ombros de fora, assim não será barrado na sua visita às igrejas ou outros ambientes eclesiásticos.

10 – Use calça ou bermuda, saia e shorts curtos também são barrados nas igrejas. Homens: Pelo menos bermuda no joelho (ou abaixo) e camiseta de meia manga também. É duro enfrentar meia hora de fila no sol e depois ser barrado, então fiquem avisados. Isso também vale para outras igrejas menos “disputadas” que a Basílica de San Pedro (Vaticano), porque sempre pode aparecer um padre para dar uma bronca.

11 – A melhor época para visitar é na primavera (março a junho), apesar que julho é ótimo também, mas um pouco mais quente e cheia! O outono (setembro a dezembro), também é uma boa época, mas tem mais riscos de chuvas.

12 – Dependendo da atração, compre tickets com antecedência, assim economiza o tempo da fila (algumas quilométricas), afinal,  Roma tem gente o ano todo.

13 – Assista filmes que mostram muitas paisagens de Roma, como “La Dolce Vita”, “Anjos e Demônios”, “A grande beleza” e “Para Roma com amor”, você vai se encantar quando estiver nos mesmos lugares dos filmes.

roma-com-amor

Cena do filme: Para Roma com amor.

14 –Aprenda palavras em italiano antes de viajar, principalmente o básico de cumprimentos e sobrevivência. Dica: nNão sabe como dizer? Muitas vezes falar em português dá mais certo do que querer falar inglês com eles.

15 – Viva Roma! Com olhar de viajante e não de turista, olhe o movimento nas ruas, das pessoas, tente apreciar a rotina italiana. Você não irá se arrepender.

_________________________

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde está terminando um doutorado. Saiba mais sobre ela clicando aquiVeja fotos da Carla e dos outros autores seguindo nosso Instagram. Para atualizações diárias do blog e sobre viver no exterior sigam-nos no Facebook e no Twitter. Blog Brasil com Z, um blog feito por expatriados brasileiros, que vivem nos quatro cantos do mundo. Quer participar do blog? Escreva-nos com sua motivação + uma mini biografia para blogbrasilcomz@gmail.com. Agradecemos! 

4 Comentários leave one →
  1. 13/10/2016 11:58

    Ótimas dicas!

    Uma vez, circulando pela Piazza Navona, paramos em frente a um restaurante e o garcom veio nos cumprimentar e perguntou de onde éramos. Falamos ‘do Brasil’ e eis que ele responde: para meus amigos latinos vou falar a verdade, nao comam aqui! Recomendo irem aos restaurantes das ruas aqui de trás, onde os romanos tbm comem, é mais barato e melhor!!!
    Depois dessa, aprendi a ficar bem esperta sobre fugir de restaurantes-armadilha para turistas!

  2. Segio Bruno permalink
    14/10/2016 3:45

    Belo poste muito bom adorei ler!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: