Skip to content

Típicos pratos franceses de inverno

10/01/2017

bz_franca Fabio T – Normandia, França

Olá leitores do Brasil com Z! Nós que moramos no hemisfério norte estamos neste momento no inverno, uma das épocas mais difíceis do ano principalmente para quem viveu desde pequeno em um país tropical (leia este texto de nossa amiga Mainara com dicas para passar o inverno e da Ana sobre como se adaptar a invernos rigorosos).

Uma outra maneira de passar o inverno, é comendo, de preferência pratos quentes e que “sustentam” (rs rs). A França é um país onde se adora comer e onde se tem centenas de tipos de queijos e, muito naturalmente, o inverno é uma excelente oportunidade de se combinar os dois.

blog-queijos-2

Veja aqui 5 pratos típicos que se come no inverno na França e em países vizinhos; a maioria desses pratos não são lá muito saudáveis mas são deliciosos:

1-Raclette

Comecemos com O prato típico do inverno, a Raclette que é um prato de origem suíça à base de queijo derretido e batata.  É fácil e bom para se comer em família ou em um grupo de amigos em casa ou durante as férias de inverno nas montanhas.

Existem 2 tipos de raclette:

  • Raclette tradicional

Neste variedade, um pedaço de queijo é derretido, raspado (em francês, raclette vem do verbo racler que quer dizer raspar) e colocado no prato.

Nos restaurantes suiços é o garçon que raspa o queijo e serve aos clientes. Nos restaurantes franceses, a grelha e o queijo ficam em cada mesa e são os clientes que raspam o queijo e se servem; desta maneira, se come sempre um queijo quente e derretido.

Raclette tradicional (fonte youtube.com)

Raclette tradicional (fonte youtube.com)

  • Raclette doméstica

Nas casas, usa-se um aparelho elétrico doméstico como na foto abaixo; compra-se no supermercado pacotes com pedaços de queijo já cortados e os coloca nas bandejas teflonadas individuais. Quando o queijo derrete, só precisa colocá-lo no prato e aproveitar. A parte de cima do aparelho serve de grelha para cozinhar legumes.  

Raclette doméstica (fonte laredoute.com)

Raclette doméstica (fonte: laredoute.com)

De uma maneira ou de outra, a Raclette se come com batatas cozidas e embutidos (presunto seco, salaminho, copa, …) ou para aliviar a consciência, com algumas folhas de alface.

2-Tartiflette

A receita é bem simples e fácil de fazer, coloca-se em pirex uma camada de bacon e cebola refogada, uma camada de batata descascada cozida e uma camada de lamelas de queijo do tipo reblochon, tudo regado com creme de leite e gratinada no forno até que todo o queijo se derreta. Uma delícia !

tartiflette par 750g point com

tartiflette [fonte 750g.com]

3-Fondue savoyarde

Este prato é igual ao encontrado no Brasil, mergulha-se pedaços de pão dentro de uma panelhinha com uma mistura de queijos derretidos, vinho branco e temperado com uma pitada de pimenta. Algumas receitas incluem um pouco de licor de cereja para realçar o gosto.

Já a variedade de fondue de carne só existe no Brasil mesmo rsrs.

Este prato se chama Fondue Savoyarde pois a origem dele é a região francesa da Savoie, perto da fronteira com a Suiça.

Fondue Savoyarde (fonte chartreuse-tourisme.com)

Fondue Savoyarde (fonte chartreuse-tourisme.com)

  4-Aligot

Esta é uma especialidade rural da região central da França, feita à base de puré de batata, queijo do tipo Tome, creme de leite, manteiga e alho.

Esta mistura possui uma textura elástica e se come com uma carne, linguiça ou uma simples salada de alface.

Uma legenda associa este prato às peregrinações vindo da europa central, em Allgau nos Alpes alemães, em direção à Santiago de Compostela. Diz a lenda que os peregrinos misturavam o que eles recebiam como doação,como pedaços de batata e queijo com o alho que eles levavam sempre consigo.

Aligot (fonte cuisinenicoise.fr)

Aligot (fonte cuisinenicoise.fr)

Todos estes pratos à base de queijo se acompanha muito bem com uma boa taça de vinho branco, como o Rieseling ou um branco do vale do Loire.

5-Pot au feu

Outro prato bem popular, típico e reconfortante para o inverno é o Pot-au-feu, que literalmente quer dizer panela no fogo. E um guisado de carne de boi cozido muito lentamente com legumes (como cenoura, nabo, batata, alho poró e cebola) e temperado com ervas aromáticas.

Além de se comer os legumes e a carne, pode-se tomar o suco do cozimento como se fosse uma sopa.

Pot-au-feu (fonte: journaldesfemmes.com)

Pot-au-feu (fonte: journaldesfemmes.com)

Ficou com água na boca, né? Então tente fazer em casa ou, melhor ainda, venha para a França degustá-los!

Veja aqui a lista dos 5 melhores restaurantes de raclette e fondue em Paris e aos redores segundo o jornal le Figaro :

  1. Le Chalet Savoyard, 58, rue de Charonne, XIe.
  2. Pain, Vin, Fromages, 3, rue Geoffroy-l’Angevin, IVe
  3. Les Fondus de la Raclette, 109, boulevard Raspail, XIVe.
  4. Heureux Comme Alexandre, 24, rue de la Parcheminerie, Ve
  5. Le Châlet de Neuilly , 14, rue du Commandant-Pilot, 92 Neuilly-sur-Seine

Bon appétit !

_________________

Fabio T mora na França há quase 8 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior clicando aqui. Sigam também nosso Twitter e Instagram

5 Comentários leave one →
  1. 12/01/2017 21:23

    Post lindo e muito gostoso! Uma dúvida… Você falou que o “fondue de carne só existe no Brasil mesmo”. Eu me lembrei que fui ano passado em algum lugar da Valônia, Bélgica, e acabamos escolhendo um restaurante que servia fondue de carne e frango. Tinha óleo nas panelas e tomilho seco mergulhado. As carnes cruas e molhinhos. Talvez na França não seja comum mas outros países bolaram isso? Alguma ideia?

    • 12/01/2017 21:29

      olá Ana.Eu não conhecia antes, mas você tem razão, o fondue mais conhecido é mesmo o fondue de queijo, mas mesmo na França existe o fondue de carne, chamado, fondue Bourguignonne com carne. 😉

  2. 13/01/2017 4:00

    EU quero Tartiflette!!!!!!! que delicia de combinação. To com água na boca!

Trackbacks

  1. Guia prático de esportes de inverno na França | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: