Skip to content

Café da manhã pela Europa

22/01/2016

bz_colaborador

 Como é o desjejum, ou seja, o café da manhã em alguns países europeus?

Nossos autores contam aqui!

PORTUGAL, Edijane Costa:

O café da manhã chama-se pequeno almoço, mas não porque seja farto e rico em substância, mas somente por tratar-se da primeira refeição do dia. Habitualmente, os portugueses apenas tomam uma xícara ou copo (chávena ou galão) de café com leite (meia de leite) e um pão com manteiga, com exceção às torradas (fatias de pão de fôrma que vão à torradeira), tostas mistas (pão com queijo e fiambre) e raramente sucos de frutas naturais, que por aqui é só de laranja mesmo. Ou seja, na generalidade é tudo muito semelhante ao que servimos no Brasil.

A maioria das pessoas, mesmo nas cidades do interior, opta por fazer o desjejum nos cafés e padarias, pois são baratos e a qualidade do café é excelente. Isso sem contar que o pão estará sempre fresquinho e ainda poderá variar o cardápio com a diversidade de pães e doces da pastelaria portuguesa.

ESPANHA, Manaira: 

O café da manhã – ou “desayuno” – dos espanhóis é um pouco mais tarde do que em outro países, pelo menos é isso que eu vejo em Madrid. Antes de 9h é praticamente impossível achar uma padaria aberta, sendo que nem sempre as pessoas comem em casa. Por isso, é normal sair do trabalho por volta das 11hs para tomar um café com leite e pedir churros, donuts ou magdalenas (bolos individuais). Mas os doces não são os favoritos na hora de tomar o café da manhã… Sem dúvidas, os mais pedidos são o pincho de tortilla e o “pantomaca” (pão com tomate e azeite)! Depois do lanche, eles estão prontos para voltar a trabalhar e podem esperar a hora do almoço que aqui começa às 14hs. Vejam abaixo o pantomaca, churros e bolinhos. (via @manairaaraujo) A foto do pincho de tortilla é via commons.wikimedia.org.

BLOG Manaira desayunoBLOG CHURROSBLOG Muffins

BLOG Pincho via wikimedia

FRANÇA, Fábio: 

Em geral é a mais simples das refeições: café com ou sem leite, suco, pão com manteiga ou geleia, croissant, pão com chocolate. Chama-se petit-déjeuner (pequeno almoço) em francês.

Os franceses levam muito à sério o pão, tanto que segundo uma lei, pode-se chamar de padeiro (“boulanger”) somente quem prepara a massa e cozinha o pão em sua padaria!

BLOG Cafe da manha FRANCA

Em geral o pão que os franceses mais comem é a baguete bem crocante ou o pão, que é uma baguete mais larga, mas a gente encontra também a ciabatta nos restaurantes italianos e muitos outros tipos na padaria.

INGLATERRA, Rogério Silva:

Aqui na Inglaterra come-se feijão no café da manhã com molho de tomate doce, acompanhado de salsicha frita, ovo frito, cogumelo frito, pão frito, tomate frito e chorizo (sangue de porco em formato de salsicha) com chá preto e leite, sem açúcar porque engorda. O famoso “English Breakfast”.

English Breakfast - @roger_uk

English Breakfast – Café da manhã Inglês – @roger_uk

ITÁLIA, Carla Guanais:

No café da manhã muitos italianos não comem nada. Isso mesmo. Tomam apenas religiosamente o seu café expresso e só vão fazer uma refeição completa mesmo no almoço. Os que comem, comem coisa doce, como o clássico brioche/cornetto – com recheio de creme, Nutella ou geléia (além de ciambella/donuts entre outras gostosuras doces) e, alguns trocam o café pelo capuccino e só. Pão com manteiga? Toast? Pizza no café da manhã? Alguma outra coisa salgada? Não! Sacrilégio! Jamais!

Café da manhã italiano - foto agrodolce.it

Café da manhã italiano – foto agrodolce.it

O café, entretanto, pode ser repetido (e é) durante toda a manhã, mais de uma vez e, ao longo do dia. Afinal, colazione não é colazione se não tiver café! (Será o segredo para ser magro como a maioria deles?).

Ah, o café pode ser servido de várias formas, até mesmo no modo corretto, ou seja, misturado om uma bebida alcóolica e ainda, em uma infinidade de outras variações, incluindo o café frio, perfeito para o calor de 40 graus deste verão italiano.

HOLANDA, Ana Fonseca:

Aqui se chama ontbijt (pronuncia-se ont-báit, ” desjejum”). Os holandeses não são um povo que está sempre pensando em comer coisas diferentes e inovativas como os povos latinos. Eles se contentam em tomar um caf’é da manhã frugal que consiste em café ou chá (quase sempre sem açúcar) e uma ou duas fatias de pão (há mil e um tipos de pães na Holanda, veja mais aqui) com manteiga, ou queijo ou presunto. As crianças tomam chá, ou leite frio ou Chocomel – que é um chocole pronto de caixa e está longe de ser açucarado com as bebidas de achocolatados do Brasil.

Muitas crianças gostam de passar manteiga no pão e derramar granulados de chocolate ou speculoos que tem forte sabor de canela. O tal do speculoos vicia!  Outra opção é manteiga de amendoim, geléias ou pasta de chocolate. Claro que há  adultos e adolescentes que se contentam em tomar só um copo de suco (de caixa) pela manhã e sair na pressa.

Eu já fui à cafés da manhã fantásticos em hotéis ou em brunchs empresariais e apesar de ter muito salmão, arenque, macarel, linguicinhas, bacon, ovos preparados de todos os tipos, tomates assados com crosta de queijo, rosbifes, cogumelos, queijos franceses, suco de laranja com champagne, pestos italianos, etc. a maioria absoluta dos holandeses enche os pratinhos de: pães, croissants, embutidos, queijos e geléias. Eles tem o paladar mais para o lado do doce, e bastante restrito – mas isso vem mudando, com tanta influência internacional na gastronomia. Também adoram iogurtes, coalhadas, o francês fromage frais, muesli, granolas, frutas, etc..

chocomelspeculoos

BÉLGICA, Touché Guimarães

Para os belgas, nada muito complicado nem muito pesado. Costuma-se evitar frituras, ainda mais na primeira refeição do dia. Pão sempre, com uma incrível variedade à disposição. Queijos, manteiga ou similar, geleias, cereais, presunto (não frequente), frutas, chocolate (quente, please…) e varias opções de café, caso não se coma em casa. Muita gente aprecia os koffie-cookies, pastelaria variada, que vai do tradicional croissant a pãezinhos doces. Mas, convenhamos, gostosuras a gente pode comer a qualquer hora e lugar!

BLOG Koffie brood

Bandeja com koffie-broodjes (foto via: dewachter.be)

SUÍÇA, Arlete Dotta

Suíça: Frühstück (alemão), petit-déjeuner (francês), collazione (italiano) ou ensolver (romanche)

Como em tantas outras metrópoles, o café da manhã nos centros urbanos suíços acontece a caminho do trabalho. Tem sempre uma lanchonete nas estações de trem onde se pede um café com leite pra viagem e um gipfeli (o famoso croissant). Outro tipo de pão muito apreciado é o bretzel que pode ser encontrado nas mais diversas versões: com manteiga, com queijo derretido, como sanduíche, com gergelim, etc sempre salpicado com grãos graúdos de sal. As pessoas tomam seu café, comem seu pão e lêem o jornal no trem mesmo ou bonde (tram).

Já no café da manhã de domingo, geralmente em casa e com a família, não falta a especialidade Birchermüsli (granola com castanhas, frutas e iogurte desenvolvida pelo médico suíço Maximilian Oskar Bircher-Benner), o pão típico zopf (trança) ou o gipfeli. Como acompanhamento, um bom café com leite, vários tipos de queijo, mel e geléia de fruta. Suco de fruta, praticamente só de caixinha, exceto suco natural de maçã, que pode ser encontrado em feiras e em alguns estabelecimentos, mas que não se toma de manhã. Aliás, o suco de maçã (ou Süssmost, em alemão) é uma delícia que não deve ser ignorada por quem está passando pela terra dos alpes. Também o leite e seus derivados, são produtos nacionais deliciosos que nunca faltam à mesa tradicional suíça e merecem ser experimentados. Diversos tipos de queijos e iogurtes, manteiga e cremes frescos são muito usados não só no café da manhã, como na culinária em geral.

Um detalhe interessante é que numa fatia de pão se passa manteiga e depois por cima a geleia ou o mel, ou seja, pão com manteiga + geleia ou mel. Achei isso tão estranho no começo que demorei a experimentar. Hoje em dia também gosto de comer assim, pois a manteiga suaviza o gosto adocicado do outro acompanhamento.

De manhã, ainda sinto falta das frutas frescas tão comuns no Brasil. Aqui isso praticamente só é possível no verão. Em outras estações do ano, até dá pra comprar, mas importado lá do outro lado do planeta e com aquele gosto de “nada”.

BLOG Arlete zopf

Zopf, foto via recipeshubs.com

SERVIA e BÓSNIA, André Fernandes

Dois países que apresentam diferenças e semelhanças ao mesmo tempo. Em ambos os países, muitos locais tomam o café da manhã em casa com chá, café, pães, doces e sanduíches, nada exótico aos olhos ocidentais. Contudo, as pekaras, uma espécie de padaria e lanchonete, distinguem os países balcânicos. É possível encontrar pekaras abertas dia e noite, onde é possível comer iguarias como folheados e até fatias de pizza a qualquer hora. Um fato curioso em ambos os países é hábito de muitos locais tomar pelas manhãs um “shot” de rakija, um destilado de frutas cítricas, forte como uma cachaça! É só uma dose, pessoal, nada que deixe bêbado!

BLOG PEkara

ROMÊNIA, André Fernandes

Pelas manhãs, assim como no resto do dia, eu via pessoas comprando nos quiosques iguarias semelhantes às roscas e tortas. Uma iguaria muito consumida pelos romenos, inclusive pelas manhãs, é o covrigi, uma rosca em espécie de laços com sementes. Ao longo do dia, é possível ver romenos comendo covrigi pelas ruas no caminho do trabalho e das aulas, por ser barato e encher o estômago fora das principais refeições como almoço e janta.

BLOG COvrigi

Pela extensa diversidade cultural ao longo da história romena, é comum ver em casas de locais todos os tipos de pães, saladas, biscoitos, cafés, chás, etc. através da influência dos povos que passaram pelo país: gregos, turcos, húngaros, austríacos, eslavos. Abaixo, um vídeo apresentado ilustrando isso:

____________________

*Conheça mais sobre o Brasil com Z e nossos autores clicando aqui.

Siga nossa página no Facebook clicando aqui. Mais fotos feitas pelos nossos autores aqui

7 Comentários leave one →
  1. Arlete Dotta permalink
    12/08/2015 9:55

    Muito bom! Tantas similaridades e diferenças ao mesmo tempo. Dá até fome. 🙂

  2. 12/08/2015 10:31

    oi gentes!

    como adoro gostosuras, com certeza estes desayunos me deixaram com água na boca!
    a experimentar…todos…in loco!

  3. christyanne permalink
    12/08/2015 10:40

    Aquí na Espanha se chama “desayuno” e a primeira hora da manhã nada mais que um “café con leche” em casa e “una merienda o almuerzo” lá pelas 11h que consiste em uma torrada com azeite de oliva o tomate rallado, café com leite e suco de laranja.Só. Isso para quem trabalha, que toma seu desayuno em casa come o mesmo podendo acrescentar algo mas é raríssimo. A torrada pode ser substituída por una bollería que é um croissant doce ou salgado. Desde o meu ponto de vista, nosso café da manhã farto e variado, principalmente se vai mudando de cada cantinho do Brasil, é o melhor que existe! Abraços fraternos à comunidade.!!

  4. 12/08/2015 14:03

    Café-da-manhã no dia a dia pra mim é papa de aveia com linhaça. No mundo ideal eu poderia comer frutas tropicais todos os dias ao acordar: melancia, papaya, abacaxi… Na Holanda as opções de frutas são restritas: me contento com kiwi, pera, banana. Agora, bolos e tortas acho mais para chá da tarde. Sempre achei estranho ver bolos em cafés-da-manhã brasileiros.

  5. Alberto permalink
    17/11/2015 12:29

    A maioria das crinças italianas como café-da-manhã tomam: leite ou cafe e leite, ou liete e chocolate com biscoitos, ou cereais ou bolinhos. 65% dos italianos comem coisas doces na manhã. Os outros comem torradas com presunto, quejo ou ourtos salgados, mas nem todos os dias.
    http://www.winenews.it/i-capolavori-dell-agroalimentare-d-italia/38567/dolce-o-salata-la-colazione-degli-italiani-si-torna-a-farla-solo-il-9-la-salta-e-il-dolce-biscotti-e-caff-batte-il-salato-anche-per-i-bambini-lantropologo-svegliarsi-come-rinascere-ci-vuole-dolcezza-la-curiosit-colazione-nel-mondo

Trackbacks

  1. Desayunos Mexicanos | Brasil com Z
  2. Café da manhã: Egito, Sérvia, Bósnia e Romênia | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: