Essa é a segunda vez que publico aqui no BZ sobre a Páscoa na Holanda. Tempo melhorando, bulbos despontando nos parques e canteiros públicos, hora de ir relaxar e comer com a família e amigos.

Folheto da revista HEMA, Holanda @blogbrasilcomz

Folheto da revista HEMA, Holanda | Imagem de Ana Fonseca

Algo curioso: No folheto promocional da cadeia de lojas HEMA (veja acima) é anunciado: “Feliz Primavera” (vrolijk voorjar) e não “Feliz Páscoa”. A Páscoa acontece no início da primavera e é, de certa forma, a celebração da chegada dessa estação e de novos produtos sazonais ao mercado.

Prato holandês de Páscoa @blogbrasilcomz

Prato holandês de Páscoa | Imagem de Dirk.nl

Um prato bem representativo da Páscoa na Holanda: salada com ovos, salmão e aspargos verdes. Os pratos holandeses de Páscoa são sempre muito coloridos, saudáveis e leves. Ninguém aguenta mais os pratos com carne de porco, frituras e creme. É hora de incluir mais saladas, verduras, frutas, ervas frescas, ovos, peixes.

Prato holandês de Páscoa @blogbrasilcomz

Prato holandês de Páscoa | Imagem de Dirk.nl

Muito consumido na época da Páscoa, tanto na Holanda quanto na Flandres, a parte norte da Bélgica: aspargos. Aqui,  eles estão cozidos e tem com molho de manteiga derretida sobre ovos cozidos picados e salmão defumado com dille frescoe salsinha. Foto via: simplyyoubox.be

Prato holandês de Páscoa @blogbrasilcomz

Prato holandês de Páscoa | Imagem de Pinterest

Ovo, ovo, sempre ovo de todo jeito. Claro que o prato principal pode ser bacalhau, carneiro, frango. Mas pratos com ovos de galinha estão sempre presentes. Foto acima: Pinterest

Não há ovos recheados por aqui como no Brasil (com Nutella, morangos, pudim, rs). Os ovinhos são diminutos, e famílias com crianças pequenas gostam de esconder ovinhos no quintal. O país tem maioria de população não religiosa, portanto não é comum ver por aqui a figura de Cristo, procissões nas ruas, etc.. Países latinos e católicos é que botam pra quebrar nisso.

Para um holandês, a decoração da mesa de Páscoa não deveria ser suntuosa. Os tons predominantes são amarelo E, em menor medida, o verde talvez? Brunchs são cada vez mais populares, com pão doce, frutas, sucos. Há muita gente que usa lindas toalhas de papel, arranjos naturais (o uso de narcisos amarelos ou brancos predomina, ou margaridas e tulipas), bichinhos (pintinhos/coelhinos/carneirinhos, etc.) e porcelana simples. Afinal, é Páscoa e não Natal.

Mesa arrumada para almoço durante a Páscoa, Holanda @blogbrasilcomz

Mesa arrumada para almoço durante a Páscoa, Holanda | imagem de vrouwenblog.nl

Acima e abaixo: tons de amarelo e verde predominam. E sendo Holanda, bulbos e principalmente narcisos, não podem faltar.

Mesa arrumada para café da manhã durante a Páscoa, Holanda @blogbrasilcomz

Mesa arrumada para café da manhã durante a Páscoa, Holanda | imagem de vrouwenblog.nl

Algumas curiosidades locais:

  • No Concertgebouw em Amsterdã sempre tocam peças de Bach durante a Páscoa durante a sexta-feira (duas apresentações).
  • Acender fogos durante a Páscoa remonta à época pagã, e ainda é praticado nas províncias holandesas de Drenthe, Groningen, Overijssel, Twente, Friesland e Gelderland.
  • E algumas pessoas consideram que aproveitar o feriado da Páscoa para ir a grandes shoppings com lojas móveis (meubelboulevard), algo típico do comportamento dos holandeses. Cafona, eu sei. E confesso que já fiz isso algumas vezes, ai ai (estava precisando de algumas coisas da IKEA 😉 haha)
  • Os holandeses gostam de por volta da Páscoa fazer uma grande limpeza geral (de Grote Schoonmaak). É uma arrumação e limpeza profunda, para entrar bem na primavera. Arrumar as gavetas do guarda-roupa, jogar coisas fora (brinquedos, livros, maquiagem), dar aquele esfregão em tudo, remendar coisas, reparar, podar o quintal e o jardim… Enfim: dar uma renovada no visual da casa, sacodir a poeira. Vale também para eliminar e-mails antigos e arquivos virtuais. Adoro!

Ando publicando algumas fotos da Holanda durante a Páscoa no Instagram do “Brasil com Z”, passem lá para dar uma olhada e sigm-nos. Agradecemos!

Nota: Já falamos da Páscoa em alguns países, confiram:

Tradições da Páscoa Romana

A Páscoa no Canadá

Onde Estão os Chocolates?

A Semana Santa em Cusco, no Peru

A Páscoa na Alemanha

A Delicada Páscoa Holandesa