Skip to content

Roma, coisas que amo e odeio em você

23/02/2016

bz_italiaCarla Guanais – Roma, Itália.

 

Roma mia,  já comentei muitas vezes que minha relação com você é de amor e ódio. Graças à Deus hoje é muito mais de amor do que ódio, saiba disso.

Não escolhi fazer parte da sua vida, teoricamente, mas você me escolheu. Coisa do destino? Provavelmente sim. Posso encontrar mil motivos para te amar e, não seria só eu, porém, os motivos para odiar-te poucos têm coragem de dizer, de assumir. Então aí vai, Roma, te peço licença, mas sinceridade é fundamental, não acha?

11055512_1416980731947315_976165432_n

Parco degli acquedotti – foto: @sonhosnaitalia

Roma, coisas que amo e odeio em você.

Amo dirigir por entre suas ruas, avenidas e vielas, conhecer-te de cabo a rabo, da periferia ao centro, seu ritmo, suas caras, às vezes parecido com nada nem lembrando ninguém, apenas uma cidade em um lugar do mundo e, de repente, me deparar com o Coliseu, a Pirâmide, seus muros, suas ruínas, seus pedaços de história. Coisa que me faz sorrir e pensar: “Putz! Estou em Roma, como eu amo isso!”

Mas daí odeio quando me deparo com o trânsito, as ruas esburacadas, quando vejo que estão apagando sua carinha tradicional asfaltando e cobrindo os “sanpietrini”… Que triste! Odeio quando vejo que são em tantos que não te respeitam, que te tratam como qualquer coisa, que te sujam na cara dura, te destroem, te maltratam. Mas são seus filhos né Roma? Você os perdoa?

Acredito que, você tendo um coração de mãe, perdoa seus filhos, além disso, você acolhe tantos outros, sempre de coração aberto e, muitos desses são fiéis, te respeitam, cuidam de você, têm orgulho e fazem sua parte para te fazer feliz, te fazer sorrir e resplandecer. Eu acredito fazer parte desse grupo, porque te amo.

11657416_10207360796526244_1558972405_n

Forum romani – foto: @sonhosnaitalia

Te amo também pelo seu ritmo, às vezes caos outras calmaria, muvuca e deserto, falação e silêncio.. imprevisível. E aí é que tá: às vezes te odeio por isso também! Dá pra ser constante? Eu sei, é difícil né? Eu também não consigo.

Te amo ainda porque justamente essa sua dualidade me mostra tantas possibilidades, tantas portas, tanta diversidade! Sua vida noturna agitada  (diurna também por que não??), você oferece tantas opções, para todos os ritmos, gostos e bolsos. É cheia de cultura, acolheu tantas comunidades, é feita de um mix. Estando com você Roma, ninguém fica sozinho em casa, exceto se fizer questão.

É Roma, você capital, coração da Itália, às vezes me demonstra ser tão atrasada! Como te odeio por isso! Sinto muito, mas é a verdade! A burocracia… papéis aqui, papéis acolá, informações desencontradas, serviços públicos de baixa qualidade, filas, espera, estresse.. Ai Roma, nesses momentos te odeio, mas te perdoo.

Odeio também você ser muitas vezes tão provinciana, “bairrista”! Cara, estamos em 2016!! Per favore!!

Roma, então, que tal abrir um pouco a mente? Muitos dos seus filhos são ainda muito fechados e cabeças-duras, grossos, ignorantes, se acham superiores, são preconceituosos e xenófobos. É Roma.. você percebeu? Isso não é bom pra sua imagem. Afinal, educação e respeito são fundamentais.

Fico triste quando pra me fazer ouvir preciso bater de frente, agir igual a alguns de seus filhos, ser até um pouco direta, curta e grossa. Que triste isso! Será que precisa agir com frieza pra ser ouvido e respeitado? Ouço muito isso de uns de seus filhos adotivos e, concluímos, não, não precisamos ser como eles, não vamos deixar de lado nossa simpatia, nossa cordialidade e alegria para impor respeito e conseguir se fazer ouvir à nossa maneira (a melhor maneira).

Outra coisa, muitos dos seus filhos adotivos têm dificuldade de achar seu espaço, fazer amizades, se sentir acolhido, fazer parte de um grupo, estar entre seus filhos romanos natos… É Roma, não é fácil para ninguém, pra uns mais, pra outros menos.. enfim. Odeio isso, mas é meio que rotina entre os expatriados.

A sua língua é um dos fatores que pode atrapalhar também. Quem estuda um pouco o italiano e chega nas suas terras, Roma, fica perdido. “Pera aí! Cadê o italiano que estudei?” Pois é… é o romanaccio ou o romanesco… Às vezes fica difícil, odiava no começo, agora já me acostumei. No fim nos habituamos, né querida Roma?

Quanto estou com aquele sentimento de tristeza e raiva de você, vou para um bar, fazer uma pausa, vou tomar um café! Pra não dizer de manhã, o café com cornetto… Ah, seus bares Roma! Eles têm a capacidade de mudar meu humor e me fazer lembrar que o amor por ti é muito maior! Sim, felizmente! Pra não dizer de cada cantinho seu que oferece uma gastronomia mágica! Sim, mágica! Suas pizzas fininhas e crocantes, a sua tradicional e deliciosa pinsa,  a pizza al taglio (principalmente a recheada!), suas massas, seus salgados fritos, o peixe… ah Roma.. da te si mangia bene!

10624598_10204847648619117_3140386215777890066_n.jpg

Piazza Navona – foto: @sonhosnaitalia

Roma querida, apesar de tudo, pode ter certeza: amo estar com você e em você.

Amo seu clima, seu inverno ameno, sua primavera de cores e perfumes, que me abre a possibilidade de ver o quanto você é verde Roma! Seus parques, praças.. ah como é bom! Para  não falar do verão. Ah Roma, seu verão, suas praias, seu agito, seu calor muitas vezes sufocante… ah como eu amo! Em seguida você refresca seus filhos com as águas do outono, nos presenteia com as cores de sua transformação, para mais uma estação fria que virá…

Roma, sim, você é única e, apesar de tudo que você me faz te odiar, te amo e pra sempre vou te amar.

Mesmo quando saio, visito outros lugares que me fazem vir a vontade de te deixar, quando volto vem aquele aconchego no peito: que bom que cheguei em casa! É Roma, tu sei casa mia! Não sei até quando, mas sei que nossa relação será intensa enquanto durar.

Te agradeço por tudo, com você sou mais eu, sou mais viva!

Sua filha adotiva,

Carla Guanais

* Carla Guanais é cientista, autora do blog Sonhos na Itália e mora na Itália desde 2010, onde atualmente cursa um doutorado. Saiba mais sobre ela clicando aqui. Veja fotos da Carla e dos outros autores seguindo nossa conta no Instagram. Para atualizações de postagens e dicas de turismo, viagens e vida no exterior sigam-nos no Facebook Twitter

22 Comentários leave one →
  1. Mirian permalink
    23/02/2016 12:20

    QUE DELICIA LER TUDO ISTO, ASSIM OOOO, SIMPLES ASSIM.
    LINDO.

  2. 23/02/2016 13:43

    Que lindo!! Parabéns…sabe que este começo pode gerar um livro!!
    Luz e Paz a vc!!

  3. Maria Tereza permalink
    23/02/2016 17:40

    Adorei seu texto, autentico e verdadeiro! Tenho família em Roma e sei um pouco sobre como é morar aí. Bjs

  4. 23/02/2016 19:31

    Texto lindo ! Passei a valorizar mais ainda o fato de Amsterdam ser compacta, planinha, farta de ciclovias e muito cosmopolita. Mas meu lugar no mundo é mesmo Valencia. Quem sabe um dia me mudo de mala e cuia para lá?

  5. 23/02/2016 19:44

    Muito bonito e poetico o sua historia 😉

  6. Elton permalink
    24/02/2016 2:09

    Nossa Carla, muito bello o q escreveu e descreveu Roma. Ainda chuto o toco da barraca e mudo pra aí.. rs

  7. 25/02/2016 16:15

    Que texto lindo, Carla!!! Totalmente inspirador! Um abraço forte!!!

    • 25/02/2016 17:23

      Hummm… A pergunta que não quer calar é: “Sera então que vai rolar uma carta de amor e ódio a Mumbai ?”

      • 26/02/2016 1:59

        Oi, Ana!!Pois eh…fiquei inspirada a fazer o mesmo. Mumbai tambem merece!! Afinal, eu odeio e amo a cidade a cada dia. Hahahaa..Um abraco!!

    • 26/02/2016 11:03

      Obrigada! 😀 esperando sua carta, rs. beijo

  8. Juci Klaus permalink
    26/02/2016 11:13

    Lindo como você descreve essa relação, percebi que é bem fácil engordar em Roma rs..

  9. Estela Alonso permalink
    21/03/2016 17:31

    Que texto lindo! Ahh… como eu amo esse país! Roma nel cuore sempre!

  10. Sandra permalink
    03/03/2017 12:12

    Ola Carla, seu blog é muito sincero, vc muito prestativa. Estou de mudanca. Tenho cidadania. Estou em duvida para onde ir, Roma ou Florenca. Tenho um filho de 11 anos, me preocupo muito por ele, e quero abrir um cafe pequeno. Um amigo me disse que o comercio em Roma é complicadissimo, tudo nas maos dos russos rs, que a cidade é caotica, conheci Roma como turista, entao quem sou eu pra discutir com ele, Italiano. O que vc me diz destas duas cidades?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: