Skip to content

O café da manhã na Costa Rica

25/05/2016

Depois do seu post de apresentação, esse é o primeiro post cultural da Bruna aqui no Blog Brasil com Z. Lembramos aos nossos leitores que nós já publicamos vários textos de café da manhã pelo mundo: no México, no Reino Unido, pela Europa, no sul dos EUA, no Egito, no Japão e na China. Achamos super interessante, vale a pena dar uma conferida! E agora, vamos conhecer o café-da-manhã na Costa Rica, segundo a Bruna. Nada de pão com manteiga, gente!   

bz_costa

 

Bruna Costa –  Costa Rica

Antes de chegar aqui, eu já estava preparada para o Gallo Pinto porque era uma das primeiras características dos “ticos” (nativos da Costa Rica) que encontrava nas pesquisas da internet. Bem, o Gallo Pinto é o café da manhã. “Gallo” pode ser qualquer tipo de comida e “Pinto” é porque a comida tem duas cores provenientes do arroz e do feijão.

Pára tudo! Arroz e feijão no café da manhã? Sim, isso mesmo! Mas, assim como o café dos americanos, o Gallo Pinto é o típico café da manhã sem pressa, perfeito para os finais de semana e dias sem trabalho. Também é possível comer o Gallo Pinto no jantar, mas o comum mesmo é como café da manhã. Digo isso, em relação a preparar em casa, caso você vá em um restaurante no horário do almoço e quiser comer um Gallo Pinto é sempre possível. Acho que a máxima aqui é: sempre é hora para um Gallo Pinto.

BLOG Gallo Pinto

Gallo Pinto basicão, foto via leangreensuburbanmachine.com

BLOG Gallo Pinto 2

Um Gallo Pinto mais incrementado, foto via ameliaandaleon.wordpress.com

Quando eu vi um casal de amigos fazendo Gallo Pinto eu descobri que não é tão difícil fazer, porque eu ficava imaginando passar o feijão na pressão e etc etc. Aqui existem latas de feijão preto pré-cozido (sem caldo) e aí você só precisa fazer o arroz e depois misturar com o feijão para fritar e temperar.

Mas há mais do que Gallo Pinto na Costa Rica. Como pro exemplo: Chorreadas, tortillas e arepas.

Chorreadas

As chorreadas são como panquecas feitas com farinha de milho. Para acompanhar, se come com natilla, que é muito similar à nossa nata.

BLOG tortilla

Chorreada con queso, via Pinterest.

Tortillas de queso

Feito à base de farinha de milho, se agrega queijo e até natilla/cream cheese na mistura da massa.

BLOG TORTILLA DE QUESO

Tortilla de queso, Foto via vivaelmenu.com

Tortillas são também uma comida bem típica da Costa Rica (e demais países da Centro América). Podem ver que num prato de Gallo Pinto há tortillas, assim como em qualquer prato. Há tortillas à base de milho ou à base de trigo. Os “ticos” (nativos da Costa Rica) costumam comer tortillas com carne, o que faz ser comum ter tortillas no churrasco, para acompanhar a linguiça por exemplo. Digamos que seria o equivalente a nosso pãozinho em vários momentos e em várias combinações.

Corn Tortillas And Taquitos

Tortilhas simples de trigo, comuns em toda a America latina. Foto via tortillasmexicanas.com

Arepa

Muito parecido à nossa panqueca que estamos acostumados a fazer no Brasil, a arepa da Costa Rica é a base de farinha de trigo, leite, ovos e açúcar. Na verdade, a arepa é um prato típico da Venezuela e Colômbia. A diferença é que a Arepa da Venezuela/Colômbia possui algum recheio salgado e pode ser feita à base de milho. Na Costa Rica é doce. Mesmo sendo um prato trazido de outros países, é bem comum encontrar a arepa em feiras por aqui e até mesmo com recheio.

BLOG Arepa

Via: recetasdecostarica.blogspot.com

Água Dulce

A água dulce é feita com o equivalente a nossa rapadura extraindo o melado depois de cozinhar e adicionando água quente ou leite quente, aí a pessoa pode escolher qual prefere.

BLOG Agua dulce

Água dulce via recetasdecostarica.blogspot.com

Há outras variações que são feitas com água dulce gelada, limão e gengibre, chamado de água de sapo, mais encontrado na região do Caribe.

Café

BLOG Cafe 4

Foto via: tostadorescostarica.com

Não poderia deixar de mencionar o café, já que é o produto nacional com grande exportação e além do mais, é extremamente saboroso. Acredito que os sortudos mineiros do Brasil também possuam um café tão gostoso, mas infelizmente não é o caso do meu querido Rio Grande do Sul. Há 8 zonas produtoras de café na Costa Rica e tem a diferença de produzir em solos férteis vulcânicos e de pouca acidez. Além disso, possui em sua política de produção a ênfase na qualidade e não na quantidade de produto, existe várias políticas de qualidade do solo e respeito com o meio ambiente para o cultivo de café.

BLOG CAfe CR

Outra dica de passeio turístico por aqui são os tours de café. Tomar café na Costa Rica café acontece a toda hora  e ainda não achei o nosso cafezinho. Todos são super bem servidos, uma xícara de café grande está em todo lugar e em todos os momentos do dia. Eu particularmente, comecei a tomar café aqui sem nada mais, simplesmente puro porque o sabor não é amargo e é muito saboroso.

BLOG Cafe CR prezi

Via prezi.com

Bem, isso foi um pouco do que é o típico café da manhã da Costa Rica. Espero que vocês leitores do BZ tenham ficado com vontade de comer estas delícias. De maneira geral, adianto que todas as comidas daqui são muito simples e caseiras, o que é muito gostoso e com aquele jeito de feito com amor!

___________

Bruna Costa é gaúcha, psicóloga e se mudou esse ano para a Costa Rica junto com o marido. Para saber mais sobre ela clique aqui. Vejam fotos lindas da Bruna e dos outros autores do BZ seguindo nossa conta no Instagram. Para atualizações sobre turismo, trabalho e estudo no exterior sigam nossa página no Facebook. Caso queira participar do BZ como autor, seja ousado e faça como a Bruna.  Envie-nos um e-mail com sua mini-bio e contando seu interesse em participar: blogbrasilcomz@gmail.com  Agradecemos! 

3 Comentários leave one →
  1. 25/05/2016 8:50

    Gostei da idéia da tortilla de queijo. Aqui na Holanda você encontra tortilla de milho (para tacos) e tortillas simples (para fazer wraps). Essa que queijo eu vou procurar a receita na internet e desfrutar com um café costa riquenho (um dos meus favoritos).

  2. edvanfleury permalink
    25/05/2016 9:10

    ME encantei por esse café da manhã. Essa banana no prato é também bem tipico no Amazonas. Adoro café da manhã com banana e queijo

  3. 25/05/2016 15:24

    Nossa, que diferente! Fiquei com água na boca, Bruna!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: